Conheça o Sistema Operacional Linux Ubuntu

ubuntu UnityO que é o Ubuntu?
Segundo o site Ubuntu-BR-SC, O Ubuntu é um sistema operacional open source Linux baseado no Debian. Lançado em 20 de outubro de 2004 por Mark Shuttleworth.
O Linux por sua vez foi criado em 1991 por Linus Torvalds. Clique aqui e conheça a história do Linux. Trata-se de um sistema operacional de código livre que pode ser usado e modificado livremente por qualquer usuário ao redor do mundo. 
Existem diversas distros linux. Segundo a Wikipédia, uma Distribuição Linux (ou simplesmente distro) é composta do núcleo Linux e um conjunto variável de software, dependendo de seus propósitos. Essa coleção de software livre e não-livre, é criada e mantida por indivíduos, grupos e organizações de todo o mundo, incluindo o grupo Linux. Indivíduos como Patrick Volkerding, companhias como a Red Hat, a SuSE, a Mandriva e a Canonical, bem como projetos de comunidades como o Debian ou o Gentoo, compilam softwares e fornecem a usuários diversos sistemas completos, prontos para instalação e uso em Computador doméstico, laptops, computadores servidor, handhelds, telefones celulares, conforme a utilização da licença de software.
O Ubuntu é mantido pela Canonical e já está na versão 12.10.
Por que escolher o Ubuntu?
Primeiramente por que ele é um ótimo sistema operacional e é gratuito o que combate a pirataria.
O que torna o Ubuntu tão especial e querido é a sua interface gráfica impecável e totamente personalizável. Por padrão ele vem com a interface Unity, mas é possível personalizá-lo com outros motores de renderização com o Gnome, por exemplo.
Existem diversas comunidades, fóruns e blogues na internet que esclarecem qualquer dúvida sobre a utilização do Ubuntu. O Ubuntu está em constante aperfeiçoamento. Os bugs das novas versões são monitorados e corrigidos quase que em tempo real. Cada versão do Ubuntu tem um nome próprio. Clique aqui para conhecer as versões que o Ubuntu já teve e previsões de futuras versões.
Qual versão escolher para baixar?
Mesmo já existindo a versão 12.10, eu particularmente uso e indico a versão 12.04 que é LTS. A sigra LTS, indica que a versão possui longo tempo de suporte, ou seja, é ótima para quem quer instalar e não se preocupar mais com formatação. 
Baixe o Ubuntu 12.04 no link http://www.ubuntubrsc.com/precise1204/.
Teste o Ubuntu
Uma coisa que eu acho importante no Ubuntu é o respeito ao usuário. Assim que você baixa a imagem ISO você pode gravá-la em um CD ou pendrive e testar o sistema sem ter que formatar o computador. Só depois que estiver convencido que ele é o melhor é que você decide em instalar o Ubuntu definitivamente. O próprio CD, permite ainda, a instalação em dual-boot ao lado do Windows ou Mac
Existe ainda o tour virtual no site Ubuntu-BR-SC, no link http://www.ubuntubrsc.com/ubuntu-online/pt-BR/#, que permite a visualização de como ficará o seu Desktop.
Instalei o Ubuntu. E agora?
Tenho certeza que se adaptará facilmente ao novo sistema operacional e amará a interface Unity. Em poucos tempos verá que o Linux é bem mais eficiente e seguro que os Sistemas Operacionais proprietários.
O Ubuntu é muito leve e roda liso na maioria dos computadores, até mesmo nos antigos. Porém, mesmo assim, você pode otimizá-lo. Veja como no artigo Melhorando o Ubuntu 12.04.
Outra coisa bacana é instalar o cairo-dock e deixar o seu Ubuntu com cara de Mac Os, veja como.


Nenhum comentário

Necessidade de adicionar uma imagem? Utilize este código [img] IMAGE-URL-aqui [/img]

Tecnologia do Blogger.