Softwares para criar atividades educacionais


Qualquer professor que se preze, deve procurar cativar os seus aprendizes. Como cativar a molecada dos tempos atuais, que vive conectada o tempo todo e odeia estudar usando apenas lápis e papel? A ideia é incrementar o ensino com livros virtuais e atividades lúdicas em etapas na forma de jogos que incentivam sempre o avanço para o "próximo nível" do saber. Neste post quero indicar alguns dos softwares que são ótimos para criar atividades e, o melhor, são livres, ou seja, gratuitos.

  1. Jclic - Segundo o site do autor, JClic é uma plataforma para a criação, reprodução e avaliação de atividades educacionais multimídia, desenvolvidos na plataforma Java. É um projeto de software livre multi-plataforma, baseada em padrões abertos e possui ótimos manuais em português. Ele funciona em Linux, Mac OS X, Windows e Solaris. Clique aqui para baixá-lo para seu computador.
  2. Hot Potatoes - O Hot Potatoes suíte inclui seis aplicações, permitindo que você crie atividades interativas de escolha múltipla, resposta curta, frases embaralhadas, palavras cruzadas, e ainda poste essas atividades na web. Hot Potatoes é freeware, e você pode usá-lo para qualquer fim ou projeto que você quiser. Clique aqui para acessar o site de download.
  3. <e-adventure> - Talvez uma das mais sofisticadas ferramentas para e-learning, o software <e-adventure> foi criado pela Universidad Complutense de Madrid e é capaz de criar jogos em primeira e terceira pessoa com inclusão de recursos midiáticos como vídeos, books em html, e muito mais. Clique aqui para acessar o site do projeto e fazer o download da versão atual do software.
  4. Scratch - Este é um bônus. Com este software seus alunos vão poder criar os próprios aplicativos e jogos e se divertir muito. Desenvolvida pelo Media Lab do MIT, o scratch é indicado para crianças de 6 a 12 anos, ou para aqueles que estão começando a ter contato com a programação de computadores. Clique aqui e comece a criar o seu primeiro aplicativo.

Nenhum comentário

Necessidade de adicionar uma imagem? Utilize este código [img] IMAGE-URL-aqui [/img]

Tecnologia do Blogger.