Lição de Vida: As Três Peneiras

Certa vez, um homem chegou até Sócrates e disse:

– Escuta, tenho que contar-te algo importante a respeito de teu amigo!
 
– Espere um pouco – interrompeu o sábio – fizeste passar aquilo que me queres contar pelas três peneiras?
 
– Que três peneiras?
 
– Então, escuta bem! A primeira é a peneira da VERDADE. Estás convicto de que tudo o que queres dizer-me é verdade?
 
– Não exatamente, somente o ouvi dos outros.
 
– Mas, então, certamente o fizeste passar pela segunda peneira? Trata-se da peneira da BONDADE.

O homem ficou ruborizado e respondeu:

– Devo confessar-lhe que não.
 
– E pensaste na terceira peneira? Vendo se me seria útil o que queres falar-me a respeito do meu amigo? Seria esta a peneira da NECESSIDADE.
 
– Útil? Na verdade, não.
 
– Vês? – disse-lhe o sábio – Se aquilo que queres contar-me não é verdadeiro, nem bom, nem útil, então é melhor que guardes somente para si.


Autor: Desconhecido

Mais visitadas da semana

1001 perguntas Bíblicas com respostas

60 tipos de crente

Gerador de YouTube autoplay

Faça você mesmo este belo tamborete infantil para seus filhos

Clipes em destaque