Como viver uma vida de propósitos?

Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se senta primeiro a calcular as despesas, para ver se tem com que a acabar? Para não acontecer que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a zombar dele, dizendo: Este homem começou a edificar e não pode acabar. Lucas 14.28-30
Todo o ser humano tem sonhos. Desde crianças nos espelhamos em pessoas bem sucedidas e queremos ser iguais a elas. Queremos ter uma boa casa, um bom emprego, uma boa empresa, o melhor carro, cursar a melhor faculdade, etc. Mas por que nem todos conseguem atingir os seus objetivos?
Analisando as as palavras de Jesus em Lucas 14.28-30 eu tirei algumas lições. Nossos sonhos e objetivos são como construções e deve ser muito bem planejados para que o resultado final não seja um fracasso. Confira os passos que devem ser seguidos:

  1. Faça planos: Analise onde você quer chegar e construa seus objetivos de forma gradual sem esquecer a razão e o bom siso. É necessário sentar e a calcular as despesas.
  2. Compre o seu terreno: Nenhuma pessoa com bom siso constrói em terreno de desconhecidos. Por isso compre o seu terreno. Comprar o terreno, aqui, significa investir naquilo que você deseja conseguir, fazendo bons cursos, comprando livros, estudando para o vestibular, etc.
  3. Prepare o seu terreno: Agora que você tem o local para a sua construção, chegou a hora de prepará-lo para iniciar o alicerce. Escolha onde quer chegar e concentre no alvo. Exemplo: Você vai prestar um concurso que vai ter Direitos Trabalhistas na prova, então deverá estudar Direitos Trabalhistas ou a matéria que mais sente dificuldade.
  4. Faça um bom alicerce: Escolha um local firme em seu terreno e faça um bom alicerce. Agora que você já sabe o que quer na vida deverá trabalhar e juntar dinheiro, além de estudar muito, para a próxima fase. 
  5. Faça uma casa temporária: Se seu sonho é muito grande, será necessário planejar e criar etapas. Construa aos poucos, mas nunca pare. Faça concursos, que ajudarão nas suas finanças para seguir para as próximas fases. 
  6. construa:  Você gerenciou bem os recursos, fez um bom alicerce, agora está vendo os seus sonhos se tornar realidade.
  7. Não finalize sua construção: Como assim? Pode soar estranho, mas você não deve finalizar a sua construção. Você pode dar acabamento às paredes, mas deve continuar crescendo. A vida é cheia de surpresas. Seja um continuo aprendiz.
  8. Pense no futuro e no imprevisto:  Uma simples tempestade pode transformar uma bela construção em ruínas. Nada na vida é duradouro. Pense no amanhã, na sua aposentadoria... Aposte em seguros e pague um plano de previdência social.
  9. Não empurre os burros com a carroça: Esta é uma dica importante, e eu já estava esquecendo de dizer. Se você planejou, jogou tudo no papel, e está demorando, não tente apressar as coisas.
  10. Viva feliz com o pouco que tem: Se você não tem tudo o que quer, não significa que não pode ser feliz. Sonhe. Mas enquanto abstrato não se torna concreto, agradeça a Deus por mais um dia. Seja feliz. Peça orientação divina em tudo que for fazer, trabalhe honestamente e siga em frente de cabeça erguida. Lembre-se "mais vale o pouco que o justo tem, do que as riquezas de muitos ímpios." Salmos 37.16.
Tecnologia do Blogger.