Programas grátis para criação de clipes e vídeos profissionais

Por que trabalhar com vídeo


A criação de vlogs está em alta. Para quem ainda não sabe, vlog  é um termo usado para descrever o ato de postar um vídeo e compartilhá-lo nas redes sociais ao invés de escrever um post por exemplo. Com certeza essa modalidade cai melhor para quem é descolado em frente as cameras. Pessoas igual eu por exemplo (risos) preferem escrever mesmo.
Mas sempre surge o momento em que o lápis não pode descrever tudo o que queremos dizer; mas uma simples foto pode. Nessa hora aquele ditado antigo que diz que "uma imagem vale mais que mil palavras" entra em ação. Agora imagina se você animar essa imagem?

Photofilmstrip


PhotofilmstripPesquisei bastante e encontrei o Photofilmstrip. Esse programinha está disponível para os SO (sistemas operacionais) Linux e Windows e pode animar uma simples foto e salvar o resultado final como um filme HD.  Trabalhar com ele é muito simples você escolhe as imagens  e edita o filme em duas janelas. Na primeira janela você escolhe o ponto inicial para que a câmera virtual filme até o ponto que você escolher na segunda janela. Vocẽ pode escolher o tempo que deseja "filmar" a imagem em segundos. Existe ainda a possibilidade de inserir trilha sonora, mas não recomendo. A trilha sonora deve ser inserida no tratamento final do filme. Para finalizar a criação das transições de imagem basta salvar clicando no botão verde com o símbolo de OK.

Kdenlive


KdenlivePara o trabalho final recomendo a Kdenlive que é um editor gratuito de vídeo que jamais deixa você na mão. Este software livre, além de ser um editor de filme eficaz pode capturar imagens de sua webcam ou câmera fotográfica. Trabalha com vários canais de vídeos e áudio e permite efeitos como "fade" entre as camadas de vídeos, recorte e mixagem de áudio, etc. Também possui o seu próprio criador de slideshows, criador de clips de contagem regressiva e muito mais. A interface é um pouco bagunçada, mas é mais arrumada que as suites de animação 3D que vemos por aí (risos).


DVD Styler


Agora se você quer algo profissional de verdade, terá que usar o DVD Styler. Com ele poderá criar seu DVD com direito a menu e tudo mais. Ideal para criar filmes com vários clipes como DVDs de shows, etc.

Pronto seu Studio está pronto!


Com estes softwares em mãos e o auxílio de outros como editores de imagens, sons, animaçoes, etc, e uma camera básica você já poderá criar seus vídeos, vender ou distribuir na internet.

Confira o teste que fiz:



Que tal usar as suas habilidades em desenhos, animar tudo e enviar seu vídeo para os amigos?
Quer aprender criar seus próprios desenhos animados? Confira o artigo: Aprenda a criar seus próprios desenhos animados



Teste Kdenlive e PhotoFilmStrip