Software gratuito para criar jogos e aplicativos em Java
Se você já pensou em criar um software como uma calculadora personalizada, um conversor, ou algo do tipo, ou mesmo um jogo com a sua cara, ou até uma apresentação interativa para apresentar no data show, e não sabe nadica de nada de programação; você vai concretizar seu sonho com o scratch.
“Scratch é uma nova linguagem de programação criada no Media Lab do MIT.
Por não exigir o conhecimento prévio de outras linguagens de programação, ela é ideal para pessoas que estão começando a programar e foi desenvolvida para ajudar pessoas acima de 8 anos no aprendizado de conceitos matemáticos e computacionais. Com ela é possível criar histórias animadas, jogos e outros programas interativos.
Scratch é muito mais acessível que outras linguagens de programação, por se utilizar de uma interface gráfica que permite que programas sejam montados como blocos de montar, lembrando o brinquedo LEGO. Utiliza uma sintaxe comum a muitas linguagens de programação. E diferente de outras linguagens, não tem nenhum tipo de pontuação obscura.
Cada bloco da linguagem contém um comando em separado, que podem ser agrupados livremente caso se encaixem. E os comandos podem ser modificados através de menus.
Scratch se inspirou na forma como os DJs fazem a mixagem de sons para criarem novas músicas. Mas essa linguagem consegue mixar diversos tipos de mídias, como imagens, sons e outros programas.” fonte: Wikipédia
Uma das vantagens em se usar o Scratch é o fato de permitir a hospedagem e compartilhamento de projetos na página do projeto. Desta forma permite baixar vários modelos para que sirva de inspiração aos seus trabalhos. Você também pode compartilhar seus trabalhos.
A principal desvantagem do Scratch é que ele não exporta como .EXE, mas existe um plug-in que garante o serviço: o SCRATCH2EXE.
Vários aplicativos e jogos deste blog foram feitos com ele. Confira estes que criei: Coração Doente | Quiz Bíblico | Asteroides | pula-corda
Deixe seu comentário